Encontros Casuais na Internet: Prós e Contras

Os encontros casuais têm vindo a tornar-se algo bastante normal, não tendo tanto estigma como antigamente. Como na atualidade já temos a tendência de passar uma grande parte do tempo conectados à internet (quer seja no Facebook, Instagram, Twitter ou até mesmo Snapchat), torna-se bastante fácil e prático procurar a nossa cara-metade num (ou mais) sites e aplicações de encontros casuais na internet.

Contudo, se estiver a ponderar procurar um parceiro de curto ou longo prazo online, há que ter em conta alguns prós e contras, para que não saia enganado. Vamos começar pelos prós:

1 a Cada 5 Relacionamentos Começou Online

Hands of female and male lying on bed and kissing

Todos nós vivemos numa era digital e com um variadíssimo leque de aplicações e sites de encontros casuais na internet, passaram a haver imensas maneiras de conhecer e construir relações online. Melhor ainda, há imensas histórias de sucesso de casais casados ou comprometidos que se conheceram online.

Acesso

Um dos aspetos positivos óbvios dos namoros online é que estes fornecem uma oferta praticamente ilimitada de potenciais parceiros. Esta é uma vantagem especialmente vantajosa para pessoas que estejam à procura de um parceiro com um determinado tipo, orientação, estilo de vida ou simplesmente aparência física.

“Muito Peixe no Mar”

Uma grande vantagem dos sites de encontros casuais é que permite aos utilizadores conectarem-se com uma grande quantidade de pessoas num curtíssimo espaço de tempo. Quando pensa que chegou ao fim da lista, basta dar um refresh e de certeza novos potenciais parceiros irão aparecer.

Filtrar os Potenciais Parceiros

Normalmente, todas as pessoas têm uma noção do que as atrai e que qualidades deseja ver num parceiro. Com base nas fotos, descrições e coisas em comum, é bastante fácil determinar se um candidato vale a pena ou se será um completo desperdício de tempo.

Livre de Aparências

Quando se prepara para um encontro cara a cara, há mil e uma preocupações a ter em conta, muitas delas relacionadas com o que vestir, como se pentear,…

Portanto no mundo digital, essa não é uma preocupação. Estar por detrás de um ecrã permite que esteja à vontade consigo mesmo, sem temer a reação do parceiro ao seu look, o que permite um bom espaço mental, que mais uma vez, cria uma sensação de conforto e um à vontade maior.

Tal como existem vários prós dos encontros casuais na internet, seria de esperar que também existam contras, portanto, sem demoras, vamos passar aos contras:

Constrangedor

O primeiro contra destes sites de namoro online é que, se nunca o fez anteriormente, poderá ser bastante estranho e desconfortável, já que estará a falar com pessoas que nunca viu na vida e com as quais não tem nenhuma ligação aparente. Mas tal como em tudo, o ser humano habitua-se e adapta-se.

Matchmaking

Muitos dos sites de encontros casuais oferecem vários tipos de testes de personalidade ou matchmaking para que o site consiga depois fazer uma correspondência mais correta e compatível entre duas pessoas.

Nestas listas pode-se esperar uma lista de gostos e preferências, para que os administradores do site possam garantir um match perfeito. É, certamente, uma maneira de reduzir a quantidade de tempo desperdiçado à procura de parceiros inadequados, MAS, também limita possibilidades não-exploradas. Nem sempre o que pensamos que seria perfeito para nós, corresponde ao que realmente seria bom e ideal, nem o teste de personalidade explora todos os aspetos de uma pessoa ou o facto de que as pessoas tendem a dar respostas estereotipadas quando enfrentados com uma série de perguntas-padrão.

Portanto, torna-se quase impossível obter uma imagem clara e concisa.

Espaço Digital Aglomerado

Embora seja ótima a ideia de ter tanto “peixe no mar”, pode tornar-se um pouco cansativo ter que saber distinguir um bom potencial parceiro de um parceiro tóxico que possivelmente poderá causar danos psicológicos a longo prazo. Além disso, há certas pessoas que enfrentam uma grande dificuldade em estar presentes em vários sites ou aplicações, pelo que o recomendado é pesquisar sobre os vários sites e aplicações e escolher o mais adequado para o seu caso.

Casal em Encontro Romântico
Casal num encontro romântico

Pode ser Desmotivador

Estar sentado num computador a interagir com alguém e nunca ver essa pessoa pode tornar-se aborrecido bastante rápido. Como seres sociais, os humanos precisam de interação cara a cara, pelo que poderá ser desmotivador não ver a pessoa com quem se está a iniciar uma conversa.

Mentiras

Embora isto possa não ser uma surpresa, é algo que deve ser dito. Por trás de um ecrã, podemos ser quem nós quisermos e, infelizmente, as pessoas mentem imenso nos seus perfis de namoro online. Estudos demonstram que os homens tendem a mentir sobre a idade, altura e salário, enquanto que as mulheres tendem a mentir sobre peso, constituição física e idade.

Há quem vá mais além e escolha uma personalidade completamente diferente, utilizando fotos de outras pessoas, ou seja, fazem o chamado “catfishing”.

Avaliação do Parceiro

A ideia de não haver preocupação com a aparência física e todos os seus elementos (penteado, vestimenta, cheiro…), leva a um grande problema: é extremamente difícil avaliar uma pessoa sem que haja qualquer interação física.

O namoro online pode ser um grande entrave ao desenvolvimento e progressão da relação quando só existe em meios digitais, sem quaisquer interações físicas ou de cara a cara.

Conclusão sobre os encontros Casuais

É importante relembrar que os sites de encontros casuais na internet são um recurso para facilitar o convívio entre pessoas, mas o objetivo final é que, mais tarde se possam encontrar cara a cara.

Tendo esse objetivo em mente, não ficará preso nas desvantagens e limitações dos namoros online. E não se esqueça, se ficar cansado dessa abordagem online, basta desligar o computador e treinar as suas habilidades de socialização cara a cara.

Ana Fernandes

Chamo-me Ana Fernandes e sou licenciada em Comunicação pela Universidade do Minho em Braga. Adoro animais, viajar , cinema e sou capaz de passar horas a ler a a escrever.
Ana Fernandes